O Globo Repórter desta sexta-feira (4) mostrou os benefícios da calistenia, uma prática que utiliza exercícios com o peso do próprio corpo e está beneficiando pessoas de todas as idades. Como a calistenia beneficia idosos? Prática pode aumentar imunidade
Há oitos anos, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Functional Training Group, um grupo com pesquisas reconhecidas no mundo inteiro, investiga a calistenia e o treinamento funcional em idosos. Os exercícios são adaptados para se adequarem às necessidades e capacidades das participantes.
As atividades oferecidas de graça são o cenário ideal para vários estudos. Os testes incluem situações comuns, como levantar um bujão de plástico. Ou vestir uma camiseta! As pesquisas comprovaram o aumento da imunidade e a diminuição das dores no corpo das participantes (veja no vídeo acima).
Universidade Federal de Sergipe (UFS) investiga a calistenia e o treinamento funcional em idosas
Reprodução/TV Globo
O Globo Repórter desta sexta-feira (4) mergulhou na história da calistenia, movimento que está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.
Marzo Grigoletto, coordenador do grupo, destaca ainda como a calistenia ajudou as idosas a melhorarem sua independência, trazendo benefícios tanto físicos quanto emocionais.
Idosas fazem exercício adaptado na barra com ajuda de instrutor
Reprodução/TV Globo
"Para alguém que não consegue pentear o cabelo, depende de outra pessoa que faça isso. Só que uma idosa que não penteia o cabelo, fica mais tempo em casa, mais sedentarismo, menos vida social. Maior índice de ansiedade e depressão, e nada melhor do que o exercício físico para que a gente possa quebrar esse ciclo".
A prancha é um dos exercícios da calistenia
Reprodução/TV Globo
Assista à íntegra do Globo Repórter desta sexta-feira (4):
Edição de 04/08/2023
Confira as reportagens do programa:
Posted from: this blog via Microsoft Power Automate.
Seja bem vindo ao meu blog, esperamos a sua contribuição!