Dia da Superdotação: 'clube' mundial de alto QI tem 88 membros da região de Campinas

Fabio Pereira Dos Santos
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Do total, 22 associados são crianças e adolescentes com idades entre 4 e 13 anos. Associação reúne pessoas que têm resultados superiores a 98% da população em testes de inteligência. Encontro de membros da Mensa Brasil em 2018 Divulgação/Mensa Brasil o ,o A região de Campinas (SP) tem 88 superdotados, de acordo com a Mensa Brasil, associação presente em cerca de 100 países que reúne pessoas com alto Quociente de Inteligência (QI). Desses, 22 membros são crianças e adolescentes com idades que variam entre 4 e 13 anos. LEIA TAMBÉM: 'Com 2 anos conhecia 100 bandeiras': quem são as crianças aceitas em 'clube' de superdotados DUPLA EXCEPCIONALIDADE: Conheça a condição que une superdotação com transtornos como o autismo e desafia a educação e saúde No Brasil, há cerca de 2,6 mil pessoas superinteligentes associadas à Mensa, sendo 534 crianças. A organização estima, porém, que 2% da população mundial tem alto QI - o que, no Brasil, representaria aproximadamente 4 milhões superdotados. Nesta quinta-feira (10), Dia Internacional da Superdotação, o g1 traz as principais perguntas e respostas sobre altas habilidades e a "irmandade" de superdotados. 🧠 Você vai conferir nesta reportagem: O que é a Mensa? Quem pode ser um membro? Como é feito o processo de admissão? Quais são os sinais de superdotação? Há diferença entre superdotação e altas habilidades? O que é a Mensa? A Mensa Brasil se descreve como uma "sociedade de alto QI que reúne indivíduos com habilidades cognitivas excepcionais". Considerada o "clube" de superinteligentes, a organização foi fundada em 1946, no Reino Unido, e possui testes próprios para identificar novos membros. Quem pode ser um membro? De acordo com Priscila Zaia, supervisora de psicologia da Mensa Brasil, a entidade aceita candidatos que obtêm resultados superiores a 98% da população em testes de inteligência. A profissional também ressalta que todas as avaliações realizadas em futuros membros devem ser validadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Como é feito o processo de admissão? A supervisora de psicologia explica que existem diferentes testes e metodologias para identificar a inteligência. No caso dos adultos, é possível realizar avaliações coletivas ou individuais, que incluem testes como a Escala de Inteligência Wechsler e Matrizes Progressivas Avançadas de Raven. Para a avaliação de crianças, é necessário que os pais procurem um profissional de psicologia habilitado para aplicar testes de inteligência. Cabe a esse profissional, portanto, decidir qual será a melhor abordagem. Em seguida, o laudo emitido pelo psicólogo é enviado à Mensa e verificado por Zaia. "Eu verifico qual é o teste que foi aplicado, se esse teste está dentro dos testes que a associação aceita, se ele foi aplicado corretamente e se o laudo está elaborado corretamente, de forma ética", detalha. Como provar que você merece entrar na Mensa, o 'clube' de pessoas de alta inteligência? Como provar que você merece entrar na Mensa, o 'clube' de pessoas de alta inteligência? | em G1 / Educação Quais são os sinais de superdotação? Não existe um conjunto fixo de características compartilhadas por todos os superdotados. Segundo Zaia, duas crianças podem apresentar as mesmas características, como raciocínio rápido e aprendizagem precoce, mas de formas diferentes. "Uma delas pode se interessar mais pela área acadêmica e usar em alguma disciplina da escola, por exemplo, e a outra pode voltar-se a algum tema específico ou até mesmo a outras áreas como artes e esportes. Mas, ainda assim, aprender rapidamente e ser rápida em resolver problemas", destaca. De maneira geral, superdotados apresentam: Excelente memória de longo prazo; Criatividade e capacidade de encontrar diferentes estratégias para resolução de problemas; Senso de humor, intensidade e sensibilidade emocional; Fluência verbal e de leitura; Vocabulário amplo; Observação e percepção de detalhes; Perfeccionismo. Há diferença entre superdotação e altas habilidades? Os termos são sinônimos. De acordo com Zaia, a denominação "altas habilidades" surgiu como uma forma de traduzir a palavra em inglês "gifted" para o português. No entanto, em outros países, apenas o uso da nomenclatura "superdotado" é reconhecido entre os especialistas. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

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