Período de estiagem é marcado por dias mais quentes e secos. Ponto alto de calor será em outubro, aponta NHMET. Macapá vista do alto
Breno Melo/Bee Movie
O mês de agosto que inicia nesta terça-feira (1.º) acende o alerta para dias de calor forte. Segundo a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), o mês que marca o início da estiagem começa com chuvas tímidas e com o passar dos dias as temperaturas devem intensificar.
O NHMET, aponta que as temperaturas mais elevadas serão registradas no mês de outubro, quando o fenômeno do El Ninõ ocorre em sua totalidade na região norte.
Agosto começa com 'cara' de El Niño em boa parte do país; veja onde o inverno deve ficar mais quente
“O mês de outubro é o que detém nossos recordes de temperatura, onde observamos os maiores números aqui no Estado. Nesse mês batemos alguns recordes, o último foi em 2016 com 36 °C”, afirmou o meteorologista Jefferson Vilhena.
Segundo o meteorologista, as temperaturas entre a Capital Macapá e os outros municípios não costumam variar tanto.
Porém, é possível observar um calor mais intenso nas regiões com a vegetação mais seca, localizadas entre Oiapoque, no extremo norte, e Laranjal do Jari, no extremo sul do Amapá.
A previsão para os próximos meses é que os números variem entre 25 °C a 32°C. De acordo com o NHMET, não há uma diferença significativa entre o ano passado neste mesmo período e atualmente.
Com a chegada do período de estiagem, além dos dias de calor intenso, na região norte o alerta toma ainda mais força pela questão das queimadas e focos de calor.
Queimadas devem ser evitadas nas áreas rurais e urbanas
Jorge Júnior/Rede Amazônica
“No segundo semestre observamos o início desses focos. Para conseguirmos fazer o mapeamento usaremos ferramentas via satélite. É mais comum esses registros nessa época, todos os anos ficamos em alerta”, destacou Jefferson Vilhena.
O mês de julho foi marcado por altas temperaturas ao redor do mundo. Segundo dados do relatório do clima, em 120 anos esse foi o mês mais quente do Planeta.
Por outro lado, no Amapá, a previsão do tempo para o último mês apontou na maioria dos dias chuvas fortes. A transição para o verão amazônico foi uma mistura de dias chuvosos com calor intenso.
Previsão do tempo para julho no AP indica chuvas intensas sobre Macapá e municípios próximos
“Costumo dizer que o Amapá é diferente. Enquanto na maior parte do mundo as temperaturas estavam elevadas, por aqui ainda tínhamos chuvas”, brincou Jefferson.
A previsão é que as altas temperaturas durem até o final de novembro.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Posted from: this blog via Microsoft Power Automate.
Seja bem vindo ao meu blog, esperamos a sua contribuição!