Jonatas Nascimento Conceição, de 18 anos, teria contraído doença no local. Mapeamento de animais será feito também na Lagoa do São Domingos e deve terminar em cinco dias, diz prefeitura. 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército de Campinas
Gustavo Biano/EPTV
Campinas (SP) iniciou nesta segunda-feira (7) a contagem de capivaras na Fazenda do Exército, a Fazenda Chapadão, com o objetivo de esterilizar os animais. O levantamento acontece após um soldado de 18 anos que cumpria serviço militar obrigatório no local morrer por febre maculosa.
O mapeamento de capivaras também será feito na Lagoa do São Domingos e a previsão é de que o trabalho seja concluído em cinco dias, de acordo com a prefeitura. Feita a contagem, o município deve solicitar ao governo estadual a licença para esterilização dos animais.
Campinas faz 'censo' de capivaras em parques públicos e visa castração para combater febre maculosa
O soldado Jonatas Nascimento Conceição cumpria serviço militar obrigatório no 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado e a suspeita é de que ele tenha contraído a doença na fazenda. Parte da rotina de trabalho dele envolvia passar por uma área de mata, segundo a prefeitura.
Em nota, o Comando Militar do Sudeste se solidarizou com amigos e familiares de Conceição e apontou que há outros militares com suspeita da doença, mas que sem gravidade. No ano passado, um outro soldado de 18 anos da guarnição já havia morrido por maculosa.
Morte de soldado
Conceição foi internado na noite de 26 de julho no Hospital Militar da Área de São Paulo, na capital paulista, e o óbito foi registrado dois dias depois. Na terça-feira (1º), o Comando Militar do Sudeste explicou que o soldado chegou ao hospital com dor e febre.
"Foram feitos exames radiológicos, clínicos, sorologia, além de coleta de líquor, e o paciente foi medicado com antibióticos. No dia 27, o militar apresentou disfunção hepática, renal e cardiológica, vindo a falecer no dia 28", disse.
Soldado do Exército Jonatas Nascimento Conceição
Arquivo pessoal
Outras mortes
Após um surto na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, em junho deste ano, outras quatro pessoas já haviam morrido por maculosa. Veja abaixo:
Evelyn Santos, de 28 anos, que morava em Hortolândia (SP) e foi professora em faculdade de odontologia;
a dentista Mariana Giordano, de 36 anos;
o namorado da dentista, o empresário piloto de Fórmula C300 Douglas Costa, de 42 anos;
a adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos.
Além deles, um homem de 46 anos morreu em 9 de julho também por febre maculosa.
O que é febre maculosa?
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Prevenção
Usar roupas claras
Usar calças compridas
Passar um elástico na calça
Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Posted from: this blog via Microsoft Power Automate.
Seja bem vindo ao meu blog, esperamos a sua contribuição!