Animais estavam justamente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, a primeira unidade de conservação marinha da Grande Vitória. Imagem de tartaruga em meio ao lixo no mar de Vitória chama a atenção
Vitor Jubini
Tartarugas nadando em meio ao lixo do mar Vitória chamaram a atenção de um fotógrafo da Capital, que registrou a cena na tarde desta terça-feira (1°). Os animais estavam justamente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, a primeira unidade de conservação marinha da Grande Vitória. O local, que deveria ser um santuário marinho, também chamou atenção também pela quantidade de sujeira.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o fotógrafo da Rede Gazeta Vitor Jubini, ele estava fotografando uma grande quantidade de lixo boiando no mar da Baía de Vitória, como embalagens plásticas, sacolas, madeira, resto de alimentos e animais mortos, quando se deparou com a cena.
"De repente, percebi a movimentação de tartarugas no local e uma delas foi se aproximando da massa de detritos, quando rapidamente ela levantou para respirar", disse Jubini.
O fotógrafo então registrou a foto como "Socorro!", justamente para retratar a poluição e situação na área.
"É como se a tartaruga estivesse pedindo socorro em meio a tanto lixo", disse.
Além das imagens da tartaruga em meio ao lixo, o fotógrafo fez registros mostrando a quantidade de lixo em si que estava boiando na água.
VEJA A GALERIA:
Fotógrafo registra tartarugas em meio ao lixo no mar de Vitória
Área de proteção na Baía de Vitória
A Baía das Tartarugas recebeu esse nome por causa do crescente número de tartarugas marinhas que voltaram a frequentar a praias de Vitória nos últimos anos.
Com 1.685,47 hectares, a APA tem como objetivo ordenar os usos das diversas atividades de modo a assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental dos ecossistemas costeiros.
A nova unidade de conservação foi criada através do Decreto 17.342, publicado no Diário Oficial do Município de Vitória, em 2018.
Além de promover a preservação dos ecossistemas costeios, o objetivo é garantir o não adensamento populacional, a manutenção dos limites construtivos, o controle dos usos nas áreas urbanas e a recuperação ambiental nas Ilhas do Boi e do Frade, assegurados pelo zoneamento e definições do Plano Diretor Urbano (PDU) da capital.
LEIA TAMBÉM:
Dia Mundial da Tartaruga Marinha: quase 600 animais são encontrados mortos de janeiro a junho no ES; veja VÍDEO
VÍDEO: Tartarugas de espécie em extinção nascem em praia da Grande Vitória e atraem curiosos
Encontrou uma tartaruga desovando? Saiba o que (não) fazer
Tartaruga em meio ao lixo no mar de Vitória chama a atenção
Reprodução
O g1 questionou a Prefeitura de Vitória sobre a limpeza na Baía de Vitória, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Posted from: this blog via Microsoft Power Automate.
Seja bem vindo ao meu blog, esperamos a sua contribuição!